Significado de expressões no mangá e animê

Um site que ajuda na aprendizagem de expressões comuns em animês e mangás japoneses vem sendo o foco das atenções de aficionados de todo o mundo, com cliques provenientes de 165 países e regiões diferentes.

O site japonês “Anime & Manga” (http://anime-manga.jp) recebeu cerca de 1,2 milhões de acessos desde que foi criado em fevereiro pela Instituição de Língua Japonesa da  Fundação Japão. Entusiastas de mangá podem aprender expressões como “mote mote” (alguém popular com o sexo oposto) e “kakattekoi” (venha me enfrentar!).

A popularidade do animê e do mangá japonês cresce entre os jovens no exterior e um número cada vez maior de fãs querem ler mangá japonês em seu formato original. No entanto, muitas expressões usadas nos quadrinhos não são explicados nos livros didáticos japoneses, fazendo com que os leitores pulem essa parte sem entender.

O instituto que fica em Osaka e oferece aulas de japonês, decidiu criar o site após ouvir muitos alunos se queixando de expressões e palavras que tinham dificuldade em descobrir o significado.

O site é baseado em cerca de 300 mangás e animês, como Astro Boy e Dragon Ball, e contém um total de 3.000 falas de personagens e expressões. Já que a forma como os personagens de animê ou mangá falam depende de seu papel ou status, o site está organizado em oito tipos de personagens tais  como meninos, meninas e samurai.

Quando um usuário clica em uma expressão, uma explicação do seu significado e uso aparecem em inglês. Os usuários também podem ouvir uma gravação da pronúncia ou fazer testes sobre o que aprenderam.

O instituto também publicou desenhos originais de artistas de mangá profissional para ensinar onomatopéias como “mogu mogu”, que indica o som de alguém mastigando vorazmente, e “zawa zawa”, usado para descrever um ambiente agitado.

A produção do website custou cerca de 8 milhões de ienes, segundo o instituto.

O institudo diz que  conseguiu uma repercussão maior do que a expectativa e que esperam que o site ajude a aprofundar a compreensão das pessoas sobre o Japão.

Comentários nesta página

comments

Artigos Relacionados

Tome Nota