Manifestações populares no Brasil repercutem pelo mundo

As recentes manifestações públicas no Brasil estão repercutindo pelo mundo, com ênfase ao grande número de participantes e as diversas cidades incluindo as capitais em que estão sendo feitas as manifestações e também da ação da polícia brasileira para reprimir os protestos. Na semana passada aconteceram protestos em várias capitais contra o aumento das tarifas de ônibus que tiveram grande impacto na mídia.

Manifestações

Manifestação em São Paulo

As redes sociais estão sendo o principal meio de comunicação entre os grupos que participam das manifestações. A crescente onda de insatisfação da população em relação ao aumento dos preços das tarifas de ônibus e os gastos públicos estão vindo a tona, no momento em que o mundo está focado no Brasil por causa da Copa das Confederações.

Durante os jogos deste fim de semana, manifestações aconteceram próximas aos estádios em que as seleções jogavam. Em Brasília aconteceram manifestações próximas ao estádio Mané Garrincha, aonde a seleção brasileira jogava e no Rio de Janeiro manifestações aconteceram próximas ao Maracanã e foram reportadas pela imprensa internacional. A imprensa internacional também cita a atitude da Polícia Militar, que usou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes (via Portal Terra). Os manifestantes criticavam os gastos públicos e cobravam mais investimento em saúde e educação.

Apoio aos manifestantes pelo Mundo

Na saída do jogo pela Copa das Confederações no Rio, os torcedores aplaudiram os manifestantes que ainda estavam circulando nos arredores do Maracanã. E em Brasília, durante a cerimônia de abertura da Copa das Confederações, os torcedores vaiaram o presidente da Fifa e a Presidenta Dilma Rousseff em uma demonstração de apoio aos recentes protestos em todo o Brasil.

Na Europa, aconteceram manifestações em Berlim (Alemanha) com participação de 600 pessoas segundo a organização. Os manifestantes marcharam por 1,5km por cerca de 4 horas em apoio aos movimento no Brasil e em protesto contra a ação da polícia e para chamar a atenção da mídia alemã em relação aos recentes acontecimentos no Brasil. O site da revista Spiegel, em matéria intitulada “Batalhas nas ruas por causa de sete centavos (de euro)”, disse que os protestos foram organizados por estudantes e também por “agrupamentos dispostos à violência”(via Portal Terra).

Manifestação em Dublin (Irlanda)

Manifestação em Dublin (Irlanda) – fonte: Facebook

Em Dublin (Irlanda) cerca de 2mil pessoas segundo a organização participaram de uma manifestação pacífica para apoiar as manifestações no Brasil. O movimento está sendo intitulado como Brazilian Awakening Dublin e o número de simpatizantes parece estar aumentando muito através das redes sociais. Foi criada uma página no Facebook e os participantes trocam mensagens em outras redes com as hashtags #OgiganteAcordou #Dublin #Manifestação #paz #VEMPRARUA.

2 mil manifestantes em protesto na Irlanda - foto: Thiago Mouta - Facebook

2 mil manifestantes em protesto na Irlanda – foto: Thiago Mouta – Facebook

Há outras manifestações sendo organizadas em outros países com grande concentração de brasileiros, em diversas cidades como Madri, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, Cidade do México e Buenos Aires.

Abaixo um vídeo do Youtube sobre a manifestação em Dublin na Irlanda.

Grande protesto está sendo organizado no Brasil

O Movimento Passe Livre (MPL) está organizando para hoje (segunda) às 17h (horário de Brasília) uma nova manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público. Usando as redes sociais, o Movimento Passe Livre (MPL) marcou seu quinto encontro no Largo da Batata, na zona oeste. E poderá ser maior do que os anteriores devido ao confronto de quinta-feira (13), onde a força imposta pela Polícia Militar gerou críticas e revolta .

 

Comentários nesta página

comments

Em: Notícias

Artigos Relacionados